top of page

Entenda as janelas de sono


A janela de sono é o período durante o qual a criança, de acordo com a idade, consegue ficar acordada. Recém-nascidos tendem a ficar de 30 a 40 minutos acordados, por exemplo.


Com 1 mês, a janela é de 40 a 60 min; Aos 2 meses, de 60 a 80 min; Aos 3 meses, de 80 a 90 min; Aos 4 meses, de 1h45 a 2h; Aos 5 meses, de 2h a 2h30; Aos 6 meses, de 2h30 a 3h; Dos 7 aos 12 meses, de 3h a 3h30; Dos 12 aos 18 meses, de 3h a 4h.


E como é que ajusta? Testando.


Eu sempre faço 3 dias de teste: pra um bebê de 6 meses, por exemplo, no dia 1, testo a janela de sono de 2h30 (acordado), no dia 2, de 2h45h e, no dia 3, de 3h. A partir do quarto dia, sigo a janela em que o bebê mostrou melhor resultado.


"Ah Camila, mas meu filho não gosta de dormir. Já tentei de tudo." Não existe isso de criança não gostar de dormir. O que acontece é que o bebê não nasce sabendo dormir, ou seja, ele precisa ser ensinado. Se a cada dia você faz uma coisa diferente, o corpo dele não acostuma com o padrão de horas a serem dormidas.

É obrigatório seguir rotina de horários? Não, mas é importante seguir um padrão de processos, uma ordem de como as coisas acontecem, pra ficar mais fácil pra você se organizar e pra criança entender como tudo funciona. Não se esqueça: crianças aprendem por repetição, então, tem que ter consistência.


No Brasil, existe o péssimo hábito de se colocar crianças pra dormir tarde, mas o que acontece é que, por volta das 17h30, a melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono, começa a ser produzida. Por volta das 19h é o pico da produção e, quando o horário de dormir da criança não é respeitado, o corpo entende que ela não pode dormir, e começa a produzir energia (adrenalina) pra essa criança ficar acordada. Por isso, a criança que estava sonolenta na hora do jantar desperta e está correndo pela casa às 21h, entende?


Por isso eu sugiro que as crianças maiores de 1 ano não façam a soneca após as 16h. Elas precisam gastar energia pra garantir que, no máximo, até as 20h, essa criança esteja na cama novamente.


Gastar energia significa colocar a criança pra correr depois das 16h? NÃO! Após esse horário, as atividades devem ser mais calmas, é hora fazer atividades sentados, para o corpo não produzir adrenalina perto da hora de dormir. Hora de criança correr e suar é antes da soneca da tarde e não depois.


Então, se seu filho acorda muitas vezes à noite ou resiste pra ir dormir, você precisa primeiro organizar o sono do dia, pra só então esperar que a noite se normalize. Bons estudos.


bottom of page