top of page

Pedir desculpas resolve mesmo o problema?


"Pede desculpa pra sua irmã agora!"

"Ninguém sai daqui enquanto vocês não pedirem desculpa um pro outro e ficarem felizes novamente"


Quantas vezes você pediu desculpas sem querer e ficou com mais raiva da sua irmã por isso? Quantas vezes seu filho te pediu desculpas por fazer alguma coisa que não devia, mas continua repetindo o mesmo comportamento o tempo todo?

Pedir desculpas, pro adulto, significa ser educado, mas pra criança perde completamente o propósito se ela ainda não entende exatamente o que é se arrepender. E quando você obriga a criança a pedir desculpas sem ela "querer/saber se desculpar", você só reforça a ideia de que, se ela simplesmente pedir desculpas, vai ficar tudo bem. E não não é bem assim que funciona, não é mesmo?

Pedir desculpas, nos primeiros anos, deve ser muito mais voltado a ensinar a criança sobre empatia do que sobre boas maneiras. Então, ensinar a criança a se desculpar só funciona quando o processo se torna natural e quando você é o exemplo. Você tem o hábito de se desculpar com a criança quando faz algo de errado?

A criança só começa a entender a ideia de empatia por volta dos 3-4 anos, então, até lá, você vai ter que pedir muita desculpa pra que ela entenda do que você está falando.

Antes de obrigar seu filho a pedir desculpas, coloque a criança "no lugar" do irmão que ela bateu, "no lugar" do amiguinho de quem ela tomou o carrinho, "no lugar" da irmã mais nova que ela empurrou. Pergunte pra criança o que ela sentiria se aquilo tivesse acontecido com ela? Fale sobre sentimentos, sobre tratar as pessoas como ela gostaria de ser tratada. Explique o que significa se desculpar. Relembre situações em que ela ficou triste por ter sido "a agredida", por exemplo.

E lembre-se de que o tempo da criança é diferente do nosso. Não estou dizendo pra você "deixar pra lá" e não ensinar a criança a pedir desculpas, mas entenda que talvez ela precise de mais 5 minutos pra assimilar o que aconteceu e se desculpar genuinamente.

Bons estudos 📚🌷

bottom of page